A todos os Professores e Investigadores Auxiliares em Período Experimental é atribuído um mentor. O papel do mentor é dar aconselhamento sobre os valores e as boas práticas do IST, o desenvolvimento da carreira do Professor/Investigador Auxiliar, o seu posicionamento perante o período experimental, o recrutamento e supervisão de estudantes de doutoramento e de mestrado, práticas de ensino, direções de investigação e estratégias de financiamento, e outras componentes de mentoring/coaching.
O mentor deve ser, em geral, um Professor/Investigador com larga experiência no IST e que possa ser considerado role model, podendo este papel ser desempenhado por um Docente ou Investigador de qualquer área científica ou departamento do IST.
Os Conselhos Científico e Pedagógico nomeiam, ouvido o Departamento, o mentor para o primeiro ano do período experimental do Professor / Investigador Auxiliar. O mentor preside à Comissão de Acompanhamento do Período Experimental (CAPE), mas não tem funções de avaliação, não podendo ser relator (intermédio ou final) do período experimental.
Após o primeiro ano do período experimental, o Professor/Investigador Auxiliar pode solicitar e propor às Comissões Executivas do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico a alteração do mentor.
Anualmente, ou sempre que se justifique, é oferecida formação e supervisão em coaching/mentoring aos mentores do IST e promovidas reuniões de partilha de experiências com todos os mentores.
O contacto para apoio e esclarecimento de dúvidas dos mentores é feito através do NDA.