Instituto Superior Técnico

Programa de Desenvolvimento de Carreiras para Professores e Investigadores do IST

Eixos fundamentais

Integração e Desenvolvimento de Carreira dos Docentes e Investigadores do IST

O início do programa é formalizado com uma reunião, convocada pelo Presidente de Departamento, e com a presença do mentor do Professor Auxiliar ou Investigador Auxiliar, em que são explicitamente transmitidos ao Professor Auxiliar ou Investigador Auxiliar, para seu conhecimento formal, os documentos relevantes para a sua atividade disponibilizados no site do Conselho Científico e outros documentos preparados pelo Departamento ou que o Departamento entende relevante ser do conhecimento do Professor Auxiliar/Investigador Auxiliar, quando existentes.

O Programa Shaping the Future decorre ao longo dos cinco anos do período experimental dos novos docentes e investigadores do IST, tendo como eixos principais:

  • a promoção da sua independência académica e científica
  • a valorização de contributos originais e relevantes do ponto de vista científico, pedagógico e de ligação à sociedade
  • o impacto nacional e internacional desses contributos
  • a reputação e visibilidade que possam vir a adquirir, quer através dos contributos acima mencionados (e validados por pares), quer do potencial demonstrado para futuras realizações

Ao longo do período experimental estão definidas políticas de apreciação das atividades desenvolvidas, e outras atividades que, de forma faseada e ao longo do tempo, visam apoiar o desenvolvimento da carreira dos novos docentes e investigadores.

Estas atividades incluem, a formação fundamental, de participação obrigatória no primeiro ano de contrato, o mentoring, com a atribuição de um mentor, escolhido de entre uma pool de docentes que constituem bons exemplos de role-model para os mentorandos, a observação de aulas com feedback, que poderá dar origem a atividades de formação complementar sugeridas pelos técnicos da equipa do NDA. O Shaping the Future prevê ainda o apoio para a realização de sabáticas parciais em instituições estrangeiras de referência e os start-up funds que visam financiar quer as sabáticas, quer a implementação de projetos científico-pedagógicos específicos, também garantindo as condições mínimas de apoio ao trabalho do Professor Auxiliar.